Sobre Hyundai Creta
O Hyundai Creta estreou no Brasil em novembro de 2016 no Salão do Automóvel de São Paulo, com início das vendas em janeiro do ano seguinte. É um dos principais e mais vendidos SUVs compactos no mercado nacional. O Creta foi o primeiro modelo da categoria a trazer bancos dianteiros com ventilação.
Linha 2021
O SUV compacto ganhou duas novas versões na linha 2021: Limited e Action, ambas equipadas com motor 1.6 e câmbio automático. Versão mais barata do Creta com transmissão automática a versão Action traz a mais que o modelo Attitude de entrada barras de teto, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e piloto automático.
Já o Creta Limited vem equipado de série com chave presencial, sistema start/stop, seis airbags, bancos revestidos de couro na cor bege sahara, faróis com projetor, LEDs diurnos, lanternas traseiras de LED, grade frontal cromada, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado digital.
Traz ainda rodas de liga-leve de 17 polegadas, volante com regulagem de altura e profundidade, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, retrovisores com ajuste elétrico e sensor e câmera de ré.
O Hyundai Creta Limited tem como destaque a pulseira Hyundai Key Band que funciona como chave presencial e é capaz de trancar e destrancar o carro, além de permitir a partida do motor. É basicamente uma chave presencial presa ao seu pulso.
Outra novidade para toma gama Creta está na nova cor Azul Sapphire além do Verde Amazon, porém ambas chegam ao SUV somente sob encomenda.
Informações técnicas
O Hyundai Creta tem duas opções de motorização: 1.6 16V flex de 130 cv com etanol e 123 cv com gasolina. Já o torque é, respectivamente, de 16,5 kgfm e 16 kgfm, com pico a 4.850 rpm. A outra a opção é um 2.0 16V flex de 166 cv com etanol e 156 cv com gasolina (a 6.200 rpm), com torque respectivamente de 20,5 kgfm e 19,1 kgfm (a 4.700 rpm).
Ambos possuem duplo comando variável de válvulas e sistema de partida a frio por pré-aquecimento das linhas de combustível, dispensando o tanquinho auxiliar. Para o 1.6, o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de seis marchas. Para o 2.0, apenas o automático está disponível.
O Creta tem 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. A altura do vão livre em relação ao solo é de 190 mm. O porta-malas abriga até 431 litros de bagagens. O peso é de 1.296 kg nos modelos 1.6 com câmbio manual, 1.359 kg nos 1.6 automáticos e 1.399 kg nos 2.0 automáticos. Feito em Piracicaba (SP), ele utiliza a plataforma do sedã Elantra.